X Encontro de Iniciação Científica, XIII Simpósio de Iniciação Científica da UFABC e 15º Congresso de Iniciação Científica da USCS

Programação

09/11(seg) 10/11(ter) 11/11(qua) 12/11(qui) 13/11(sex)
14h00-15h00 Cerimônia de abertura Webinar – A identificação e a confiabilidade de fontes de pesquisa em tempos de internet Alterado para Quinta 15h00 – 16h00 Webinar – A importância do vínculo entre a Universidade e a Escola Pública Webinar – Saúde mental em tempos de pandemia Webinar – A contribuição da UFABC nas Pesquisas Científicas sobre COVID-19
15h00-16h00 Palestra de abertura – Por que Ciência? Webinar – Aprendizados, erros e incertezas: a ciência em tempo real da Covid-19 Salas virtuais Salas Virtuais / Webinar – A identificação e a confiabilidade de fontes de pesquisa em tempos de internet Webinar – Construção de Plataformas Nanoestruturadas para Prevenção e Detecção da COVID-19
16h00-17h00 Salas virtuais Salas virtuais Salas virtuais Salas virtuais Salas virtuais
17h00-18h00 Salas virtuais Salas virtuais Salas virtuais Salas virtuais Salas virtuais


ABERTURA

Para assistir a cerimônia de abertura, palestra de abertura e webinars, CLIQUE AQUI e acesse a playlist: “X Encontro de Iniciação Científica da UFABC/USCS”. Essas atividades serão transmitidas ao vivo e também estarão disponíveis para visualização após o evento.

Para conferir a programação das salas virtuais CLIQUE AQUI



Cerimônia de abertura – Desenvolvimento da Ciência em tempos de Pandemia (Segunda-Feira, 09/11, das 14h00 às 15h00)


Convidados:

Prof. Dr. Dácio Roberto Matheus (Reitor da UFABC)
Profa. Dra. Sônia Malmonge (Pró-Reitora de Pesquisa da UFABC)
Profa. Dra. Roseli Benassi (Coordenadora do Comitê do Programa de Iniciação Científica da UFABC)
Prof. Dr. Leandro Campi Prearo (Reitor da USCS)
Profa. Dra. Maria do Carmo Romeiro (Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da USCS)
Profa. Dra. Priscila Ferreira Perazzo (Coordenadora do Programa de Iniciação Científica na Graduação da USCS)



Palestra de abertura – Por que Ciência? (Segunda-Feira, 09/11, das 15h00 às 16h00)


Palestrante: Prof. Dr. Gilson Volpato (IGVEC). Biólogo Licenciado pela UNESP em 1978. Mestre, Doutor e Pós-doutorado no exterior (Israel). É Professor Livre-Docente aposentado do Depto. de Fisiologia, Instituto de Biociências de Botucatu, UNESP. Em sua carreira científica estudou fisiologia e comportamento animal, obtendo reconhecimento internacional evidenciado por convites recebidos para publicação de artigos de revisão, palestras, organização de eventos e citações recebidas. Com 55 artigos no Web of Science, já ultrapassou 1.000 citações. Teve interação científica com pesquisadores de Israel, Inglaterra, Canadá e Estados Unidos. Paralelo às atividades de pesquisa, dedicou-se ao ensino da Redação Científica e do processo de fazer ciência. Seus primeiros cursos de redação científica foram em 1986 na graduação e em 1988 na pós-graduação. Até hoje, já ministrou cerca de 1.500 cursos e palestras no Brasil e exterior. Nesse tema, publicou 12 livros e disponibilizou pela internet 31 artigos e 92 vídeos gratuitos. Em agosto de 2017 se torna cofundador do IGVEC, Instituto GilsonVolpato de Educação Científica (igvec.com), que visa dar oportunidade para que formadores e aqueles que a esse perfil se dirigem aprimorem a mentalidade científica, com reflexos para todo o sistema educacional (da pré-escola à universidade) e para a própria sociedade.

Mediação: Profa. Dra. Sônia Malmonge (Pró-Reitora de Pesquisa da UFABC). Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1985), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do ABC. Foi coordenadora do Curso de Graduação (março/2009 – set/2011) e do Programa de Pós Graduação em Engenharia Biomédica da UFABC (abril/2016-fev/2018). Atua na área de Biomateriais e Materiais Biocompatíveis, principalmente nos seguintes temas: polímeros biorreabsorvíveis, hidrogéis, engenharia tecidual e medicina regenerativa. É membro da Sociedade Latino Americana de Biomateriais e Órgãos Artificiais – SLABO (Sócia Fundadora) e membro da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica – SBEB (pleno). Desde fevereiro de 2018 é a Pró-Reitora de Pesquisa da UFABC.

Resumo: A ciência pode ser hoje considerada uma das maiores maravilhas do pensamento humano. Seus desdobramentos recaem sobre a Educação, a Tecnologia, outras inquietações do ser humano e também na própria formação do cidadão cidadão, mesmo entendendo que o conhecimento científico seja apenas uma parte do pensamento racional necessário. Nesta palestra falarei dos três principais elementos intrínsecos ao cientista: a) a produção de conhecimento sobre o mundo; b) o método científico além da ciência e c) a mentalidade científica como formação criativa, lógica e ética do ser humano.



Webinar – A identificação e a confiabilidade de fontes de pesquisa em tempos de internet (Terça-Feira, 10/11, das 14h00 às 15h00)


Palestrante: Prof. Dr. Sérgio Amadeu (UFABC). Sociólogo, mestre e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. É professor adjunto da Universidade Federal do ABC (UFABC). Consultor de Comunicação e Tecnologia. Foi professor titular do Programa de Mestrado da Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (2006-2009). Presidiu o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (2003-2005) e foi membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (2003-2005). Pesquisa as relações entre comunicação e tecnologia, práticas colaborativas na Internet e a teoria da propriedade dos bens imateriais. Autor dos livros: “Exclusão Digital: a miséria na era da informação” e “Software Livre: a luta pela Liberdade do conhecimento”. Desenvolve trabalhos nos seguintes temas: exclusão digital, tecnologia da informação e comunicação, sociedade da informação, economia informacional, cidadania digital e Internet. É parecerista AD-HOC da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Mediação: Prof. Dr. Luis Roberto de Paula (Representante do CECS no CPIC da UFABC). Professor na Universidade Federal do ABC, exercendo a docência nos bacharelados de Ciências e Humanidades e Planejamento Territorial. Sociólogo, pela Universidade de São Paulo, com mestrado e doutorado em Antropologia Social pela mesma instituição. Consultor de estudos de impacto ambiental causados por projetos de desenvolvimento sobre povos indígenas e em processos de identificação de terras indígenas e quilombolas. Exerceu ainda assessorias em organizações governamentais tais como Instituto Socioambiental (ISA) e Instituto de Formação e Pesquisa Indígena (Iepe), bem como junto a órgãos governamentais (Funai, ITESP, PDPI/MMA). Entre 2010 e 2013 foi Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando nos cursos de Pedagogia e de Formação Intercultural para Professores Indígenas. Tem experiência na área de Antropologia Social, com ênfase em Etnologia Indígena (Jê Centrais – Xerente, Xavante e Xakriabá), atuando principalmente nos seguintes temas: terras e territorialidades indígenas, organização social e parentesco, faccionalismo e política indígena e indigenista; políticas públicas para povos indígenas, populações tradicionais e índios residentes em área urbanas; desenvolvimento sustentável e etnodesenvolvimento, formação de professores indígenas, estudos de impacto ambiental, responsabilidade social do antropólogo)

Resumo: É bastante consensual no meio científico o caráter benéfico do acesso direto, simples e confortável no campo da pesquisa propiciado pelos inúmeros mecanismos de busca presentes na internet.  Entretanto, é também notório e consensual o péssimo uso que pode ser feito de tais mecanismos por jovens pesquisadores que não contam com uma reflexão prévia e bem orientada sobre o bom uso do arsenal de informações disponíveis no mundo  virtual.  O objetivo deste webinário é compartilhar e divulgar a pesquisadores iniciantes os desafios envolvidos na pesquisa virtual, em particular, indicando algumas boas estratégias de seleção de fontes de pesquisa.  



Webinar – Aprendizados, erros e incertezas: a ciência em tempo real da Covid-19 (Terça-Feira, 10/11, das 15h00 às 16h00)


Palestrante: Prof. Dr. Renato Mendes Coutinho (UFABC). Formado em Ciências Moleculares pela USP, com mestrado e doutorado em Física pelo Instituto de Física Teórica da Unesp, é professor adjunto da UFABC. Trabalha na área de Biologia-Matemática, usando modelagem matemática e métodos de dinâmica não-linear para o desenvolvimento de teoria em ecologia, evolução e epidemiologia. É membro e foi um dos fundadores do Observatório Covid-19 BR.

Mediação: Prof. Dr. Rodrigo Roque Dias (Representante do CMCC no CPIC da UFABC). Bacharel em Ciências Moleculares pela USP, mestre e doutor em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP, é docente da UFABC desde 2016. Trabalha na área de fundamentos da Matemática, com ênfase em topologia geral, teoria de conjuntos e combinatória infinita.

Resumo: Só pessoas com sintomas transmitem o vírus da Covid-19? Máscara não previne a transmissão? Vão morrer um milhão de pessoas? Em diversos momentos ao longo desta pandemia, a ciência parece ter ficado aquém do que se esperava, ou ao menos assim pareceu para muita gente. Com as pesquisas sendo realizadas sob os holofotes, muitas das dificuldades usuais para tirar conclusões na ciência foram colocadas em destaque – a perspectiva comum é que resultados científicos vêm “prontos”, fechados, mas vamos ver que, na fronteira do conhecimento, a incerteza é regra e não exceção.

Webinar – A importância do vínculo entre a Universidade e a Escola Pública (Quarta-Feira, 11/11, das 14h00 às 15h00)


Palestrantes: Profa. Erika Suzuki (Coordenadora Pedagógica da E.E.Profª Inah de Mello). Professora, coordenadora da rede estadual de SP, palestrante de cursos em Educação Especial e pesquisadora do GPEEI da UFABC.

Profa. Shirley Monteiro Maciel (Professora de Educação Especial da  E.E.Profª Inah de Mello). Professora  especializada em deficiência visual. Atua no ensino itinerante, sala recursos e orientação a professores da rede estadual de São  Paulo e na rede  municipal de São  Caetano

Mediação: Profa. Dra. Elisabete Marcon Mello (Representante do CMCC no CPIC da UFABC)

Resumo: A importância de um aluno da Educação Básica da escola pública participar de IC e de cursos de extensão na universidade. Os desafios e as possibilidades do trabalho remoto em tempos de pandemia para as redes de ensino.



Webinar – Saúde mental em tempos de pandemia (Quinta-Feira, 12/11, das 14h00 às 15h00)


Palestrantes: Profa. Dra. Flavia Ismael Pinto (USCS). Possui graduação em medicina pela Faculdade de Medicina de Marília (2004), Residência em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina do ABC e Doutorado pela FMUSP. Atualmente é coordenadora da Saúde Mental de São Caetano do Sul, Presidente do Centro de Estudos em Saúde Mental do ABC e Professora do Curso de Medicina da Universidade de São Caetano do Sul.

Prof. Me. Tiago Rocha (USCS). Tecnólogo em Lazer e Qualidade de Vida; Psicólogo; Especialista em Psicologia Clínica, pelo CFP; Especialista em Prática Psicológica em Instituições, pelo Instituto de Psicologia da USP; Especialista em Educação Permanente em Saúde para Preceptores do SUS, pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; e Mestre em Psicologia Clínica, pelo Núcleo de Estudos Junguianos do Programa de Psicologia Clínica da PUC-SP. Psicólogo em um Serviço de Atendimento Especializado (SAE), na Saúde Pública; Psicólogo em Clínica Privada; e Professor Universitário, na USCS.

Mediação: Profa. Dra. Sirlene Miranda (USCS). Formada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Especialista em Psicoterapias Comportamentais e Cognitivas pela PUC Minas. Mestra em Ciências pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Doutora em Psicologia também pela Universidade de São Paulo. Atua em pesquisas sob o referencial teórico-metodológico do Construtivismo Semiótico-Cultural em Psicologia. Estuda os processos de institucionalização no desenvolvimento da pessoa; bem como as políticas públicas de saúde, assistência social e da justiça. Docente do curso de Psicologia da Escola da Saúde da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Coordena o laboratório de Estudos Interdisciplinares em Psicologia Jurídica e Práticas de Cidadania do Curso de Psicologia na Universidade Municipal de São Caetano do Sul/USCS – LEIPJC USCS, fundado em novembro de 2018.

Resumo: Discutir junto aos expositores e também com pesquisadores, professores e estudantes, o que as pesquisas vêm demonstrando sobre o impacto da pandemia na saúde mental. Problematizar as situações que podem interagir com transtornos mentais, principais sintomas, dificuldades encontradas no processo e possibilidades de prevenção. Por fim, discutir esse contexto relacionando-o àqueles que vem trabalhando com pesquisa, ensino e extensão nas universidades.



Webinar – A contribuição da UFABC nas Pesquisas Científicas sobre COVID-19. (Sexta-Feira, 13/11, das 14h00 às 15h00)


Palestrantes: Prof. Dr. Rodrigo de Freitas Bueno (UFABC).Biólogo e Engenheiro Ambiental. Possui doutorado em Engenharia Hidráulica e Ambiental pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, mestrado em Saúde Pública e Ambiental e Especialização em Engenharia de Controle da Poluição Ambiental (2007), ambos pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Tratamento de esgotos sanitários, tratamento de efluentes industriais, reúso de água, lodos ativados, remoção biológica de nutrientes (nitrogênio e fósforo), projetos e otimização de estações de tratamento de esgoto com ênfase na economia de energia elétrica.

Profa. Dra. Fernanda Nascimento Almeida (UFABC). Possui graduação em Ciências Biológicas, com ênfase em Biomedicina, pela Universidade Estadual de Santa Cruz, mestrado em Modelagem Computacional (Bioinformática), realizado no Laboratório Nacional de Computação Científica e doutorado em Bioinformática, realizado na Universidade de São Paulo. No Período de 2015 a 2017 foi membro integrante do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PGCC) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) como bolsista de pós-doutorado. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do ABC fazendo parte do corpo docente do CECS. Tem experiência na área de Bioinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: 1. Proveniência e análise de dados em sistemas de informação biológicos; 2. Banco de Dados Biológicos; 3. Análise e comparação de genomas de microrganismos; 4. Informática Biomédica.

Mediação: Prof. Dr. Wagner Carvalho (Vice-reitor da UFABC)

Resumo: Este webinário pretende trazer um panorama das iniciativas e ações de pesquisas em desenvolvimento pela comunidade UFABC contra a pandemia da Covid-19. Posteriormente dois projetos da área de mapeamento e monitoramento serão apresentados e debatidos: i) Mapeamento epidemiológico do novo coronavírus-2019: Um método alternativo para tomadas de decisão em regiões vulneráveis do município de Santo André, com objetivo de propor um método alternativo de mapeamento epidemiológico para prever a possível propagação da infecção por COVID-19, testando agentes infecciosos no esgoto sanitário. ii) Coleta de Armazenamento de Dados Comunitários para COVID-19. Esse projeto se caracteriza pelo desenvolvimento de uma aplicação web, para coleta de dados dos visitantes, seguindo informações e sintomas considerados úteis para triagem segundo a consulta de profissionais, e armazenamento em banco de dados das informações, para auxiliar no desenvolvimento de triagem mais otimizadas.

Webinar – Construção de Plataformas Nanoestruturadas para Prevenção e Detecção da COVID-19 (Sexta-Feira, 13/11, das 15h00 às 16h00)


Palestrantes: Prof. Dr.  Wendel A. Alves (UFABC). Bacharel em Química Fundamental pela Universidade Federal de Juiz de Fora, MG, em 1999, com Mestrado e Doutorado em Química pela Universidade de São Paulo, SP, em 2001 e 2005 respectivamente. Doutorado Sanduíche no Exterior na Università degli Studi di Pavia, Itália, em 2004. Pós-Doutoramento em Físico-Química no Laboratório de Materiais Eletroativos do IQ/USP entre 2005 e 2006. Professor Visitante na Universidade de Missouri, Columbia, USA, em 2014. Atualmente é Professor Associado na Universidade Federal do ABC e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Atua na área de estudo de Agregação de Peptídeos, Química Supramolecular, Interface e Dispositivos Moleculares, Bioeletroquímica e Nanocompósito.

Profa. Dra. Iseli Lourenço Nantes-Cardoso (UFABC). Professora Titular em Bioenergética na Universidade Federal do ABC-UFABC. Orientadora de Mestrado e Doutorado credenciada no Curso de Nanociências e Materiais Avançados e Biossistemas da UFABC e no Curso de Biologia Molecular da Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP. Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade de Taubaté, graduação em Odontologia pela Universidade de Taubaté, doutorado em Ciências (Bioquímica) pela Depto de Bioquímica do Instituto de Química da USP de São Paulo e Livre Docência pelo Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da USP de São Paulo. Tem experiência na área de Biofísica, com ênfase em Fotobioquímica no Escuro e desenvolvimento de novos materiais com interface bioquímica e biológica, atuando principalmente nos seguintes temas:estrutura e função de hemoproteínas, nanotecnologia, radicais livres, oxigênio singlete, espécies excitadas tripletes, bioenergética mitocondrial. Trabalha com as técnicas de espectroscopia UV-visivel, dicroismo circular, EPR, citometria de fluxo e microscopia de força atômica.

Mediador: Prof. Dr. José Antonio Souza (UFABC). Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Física também pela Universidade de São Paulo. Em 2006-2007 realizou um programa de pós-doutorado na Montana State University – EUA. Atualmente é Professor Associado e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Nanociências e Materiais Avançados da Universidade Federal do ABC. Estudou materiais que apresentam efeitos como magnetorresistência colossal, supercondutividade, transição magnética, transição de fase metal-isolante e acoplamento magneto-elétrico. Atualmente, atua na área de Física da Matéria Condensada, com ênfase em Síntese e estudo das Propriedades Estruturais, Magnéticas e de Transporte Elétrico em semicondutores com micro/nanoestrutura hierárquicas.

Resumo: O projeto tem como objetivo investir na formação de recursos humanos qualificados por meio de pesquisa interdisciplinar que contribue com desenvolvimento científico-tecnológico e para a prevenção de contágio por superfícies contaminadas e pela detecção da Covid-19 como suporte ao diagnóstico preciso.

Salas virtuais

As salas virtuais serão vídeo conferências dedicadas, onde os alunos terão 10 minutos para apresentarem o seu trabalho ao vivo e interagir com toda a comunidade, tirando dúvidas e discutindo os resultados e as conclusões do seu trabalho.

Sala virtual 1 (5 trabalhos por sala ~12 minutos = 10 minutos de apresentação+discussão e 2 minutos de intervalo)

a ser divulgado