Oficinas presenciais

Durante o XIII Encontro de Iniciação Científica contaremos com oficinas presenciais, com conteúdos de grande relevância para sua vida acadêmica.

Público alvo: Discentes e comunidade em geral. 

Verifique os detalhes abaixo:


1. Oficina “Leitura crítica de textos teóricos“

Data: 08/11/2023 – 17h00 às 19h00
Ministrante: Prof. Dr. Marcus Sacrini Ayres Ferraz – USP

Nesta oficina, o prof. Marcus Sacrini vai retomar o sentido geral de formação crítica acadêmica e mostrar como esse objetivo por vezes compreendido de modo tão abstrato pode se concretizar nas práticas comuns do estudo universitário.

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScMbuNp8bNJbdccl7cL2GlMH2BqMlFJ2HSunRHJ1vx44i622w/viewform.
Vagas: 50


2. Palestra e visitas à Central Experimental Multiusuário (CEM) e à Central Computacional Multiusuário (CCM) do Campus Santo André da UFABC

Data: 09/11/2023 – 14h00 às 17h30

A UFABC dispõe de um complexo de laboratórios multiusuários, os LMUs , que sob a gestão da Pró-Reitoria de Pesquisa, oferecem serviços fundamentais para o desenvolvimento de pesquisa de qualidade na nossa universidade. Além de infraestrutura, os LMUs oferecem apoio técnico e operacional às pesquisas da comunidade interna e externa à UFABC.

As Centrais Experimentais Multiusuário (CEMs) e a Central Computacional Multiusuário (CCM), fazem parte desse complexo institucional multiusuário.

As CEMs contam com aproximadamente 40 equipamentos de médio e grande porte para realização de experimentos nas áreas de Física, Química, Biologia e Engenharias, oferecendo condições para a caracterização de materiais avançados e sistemas biológicos empregando as mais sofisticadas técnicas experimentais disponíveis atualmente. 

A CCM conta com equipamentos de pequeno, médio e grande porte e oferece apoio técnico e operacional às pesquisas que demandam acesso ao datacenter da instituição ou instalação de softwares e equipamentos em suas dependências, visando a utilização de processamento computacional, empregando sistemas de computação de alto desempenho.

Não percam a oportunidade de conhecer esses 2 importantes LMUs. Das 14h às 15h, as coordenações da CEM e CCM farão palestras sobre cada um e, em seguida teremos visitas guiadas à CEM-SA e CCM.

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeu0KzmxeXPmnKHRkQhrNyLX3JZgWWsNZuetH_e7mLcf6R4LA/viewform.
Vagas: 100


3. Oficina CEP – “Como submeter meu projeto ao Comitê de Ética em Pesquisa?”

Data: 09/11/2023 – 14h00 às 17h00
Ministrantes: Profª Drª Gabriela Farias Asmus (Docente do CECS e coordenadora do CEP/UFABC) e Daniel Cavalcante de Oliveira (Pós Graduando do PPG Engenharia Biomédica e membro do CEP/UFABC)

Oficina de caráter prático com objetivo de apresentar o funcionamento do CEP-UFABC e orientar estudantes que pretendem coletar dados a partir de seres humanos em suas pesquisas. Serão abordados os seguintes tópicos: O que é o CEP? Quais projetos precisam tramitar pelo CEP? Como organizar o projeto para submissão? O que são Riscos e Benefícios aos voluntários? O que é Plataforma Brasil? Quanto tempo demora para apreciação ética? Convidamos os participantes a trazerem seus projetos de pesquisa, que poderão ser discutidos na rodada de dúvidas prevista ao final da Oficina.

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeD7hzoFVb4WXmj9OFwRRkJIxHa8c6pIZq64mZtvRSFFqhWnQ/viewform.
Vagas: 30


4. Oficina de Comunicação

Duração: 05h (Dividido em 4 dias)
Dias: 06, 07 e 08 de novembro, das 18h00 às 19h00 e 09 de novembro – 17h00 às 19h00.
Ministrantes: Aline Jaqueline de Oliveira Andrade
, Denilson Tenório dos Santos Júnior e Lucas Roberto de Lima (doutorandos em Matemática pela UFABC)

A “Oficina de Comunicação” é uma iniciativa dedicada a aprimorar as habilidades de comunicação científica, com foco especial em comunicação oral e visual. Durante esta oficina, serão compartilhadas técnicas que visam aprimorar suas apresentações acadêmicas, tornando-as mais eficazes e compreensíveis.

Os encontros abordarão uma variedade de tópicos, incluindo a preparação de apresentações orais, a seleção criteriosa de conteúdo e a organização de ideias de forma coerente. Além disso, haverá ênfase à importância da linguagem e do vocabulário, reconhecendo o papel fundamental que desempenham na promoção de uma comunicação eficaz.

Ao concluir esta oficina, espera-se que cada participante tenha adquirido maior confiança e competência na comunicação científica, o que certamente trará benefícios significativos para suas futuras carreiras acadêmicas e para a disseminação de ideias científicas de maneira clara e concisa.

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdINIxfjO4xpTZOsHxE5nvczzqx-t1SbNAn_gSwMC-zaf0HLA/viewform.
Vagas: 45


Importante:

– É possível efetuar inscrição em mais de uma oficina.

– Serão disponibilizados certificados aos participantes.

– Local: A definir – Campus Santo André.

– Os alunos participantes receberão um e-mail de confirmação no dia anterior à oficina.

Participe! Divulgue a seus colegas!

Em caso de dúvidas, encaminhe um e-mail para iniciacao@ufabc.edu.br.