Chamada e instruções (2023)

Quem pode se inscrever?

Os orientadores poderão inscrever alunos da UFABC, USCS e universidades convidadas que realizaram projetos de Iniciação Científica em 2022/2023 ou que participaram dos editais de anos anteriores e ainda não apresentaram seus trabalhos no Encontro de Iniciação Científica.


Como submeter/inscrever um trabalho?

As inscrições deverão ser realizadas pelos orientadores, até 01 de setembro de 2023, em http://tiny.cc/EICUFABC2023 (Plataforma CMT Microsoft).

Na inscrição deverão ser informados: o título do trabalho, o resumo em formato texto (máximo de 9000 caracteres), a lista de autores e o eixo temático.

Observações Em caso de alteração no título do trabalho em relação ao projeto inicial, informe enviando um e-mail para iniciacao@ufabc.edu.br ou iniciacao.cientifica@online.uscs.edu.br, dependendo da instituição à qual o projeto está vinculado.


Eixos de trabalhos

Comunicação e Informação, Energia, Estrutura da Matéria, Humanidades – Ciência, Tecnologia e Informação, Humanidades – Epistemologia e Metodologia, Humanidades – Espaço, Cultura e Temporalidade, Humanidades – Estado, Sociedade e Mercado, Humanidades – Pensamento, Expressão e Significado, Processos de Transformação, Representação e Simulação.

Descrição dos eixos para o encontro:

EixoDescrição do Eixo UFABCÁrea / Cursos USCS
EnergiaRelaciona-se com a geração e a interação entre as várias formas de energia. Envolve os recursos naturais e as tecnologias para sua utilização; aborda os condicionantes e as consequências ambientais da relação entre a sociedade e a natureza.
  • Direito (Ambiental)
  • Engenharia
  • Meio ambiente (relacionado às energias)
Processos de TransformaçãoEste eixo aborda os diversos tipos de processos: auto controlados, como a própria vida e os processos biológicos; processos sem controle, ou controlados por ações exógenas; processos físicos, químicos e bioquímicos; coletivos, evolucionários, sociais e históricos..
  • Engenharia
  • Psicologia
  • Saúde em geral
Simulação e RepresentaçãoRelaciona-se à matemática pura e a lógica, aliada aos processos de simulação e modelagem, como as ferramentas mais poderosas inventadas pela humanidade para compreender e prever o comportamento do universo e de sistemas naturais e artificiais que constituem o mundo atual.
  • Ciências Econômicas
  • Computação
  • Engenharia
Comunicação e InformaçãoEste eixo comporta o mundo virtual e suas interfaces com o mundo material, envolvendo o suporte físico, o significado, o conteúdo, a natureza, a transmissão e o processamento da informação.
  • Aeronáutica
  • Comunicação
  • Engenharia
Estrutura da MatériaEste eixo visa a compreensão das características microscópicas da matéria, relacionando-as com suas propriedades macroscópicas. A constituição atomística e a visão quântica da matéria apresentam-se como avanços científicos que permitem explicar o universo e sua evolução, interligando áreas como a nanociência, a síntese de novos materiais até o estudo de estruturas interestelares.
  • Computação
  • Saúde
Humanidades – Pensamento, Expressão e SignificadoGrande parte das formas de interação entre o ser humano e o mundo concerne a conteúdos cognitivos que representam, no pensamento do primeiro, a realidade do segundo. A representação é o instrumento que permite ao ser que pensa atribuir um significado ao real. O pensamento, mesmo que seja para si próprio, exige que aquele que pensa traduza o pensado em um objeto de expressão. Os diversos modos de expressão constituem as diferentes linguagens através das quais se pretende expressar a realidade. O ser humano se manifesta, fundamentalmente, no pensamento. Não há como entender o pensamento sem examinar suas relações com a expressão nas suas diferentes linguagens e estas na diversidade de suas significações.
  • Comunicação
  • Pedagogia/Educação
  • Psicologia
  • Saúde (pesquisas em saúde social)
Humanidades – Espaço, Cultura e Temporalidade Este eixo objetiva problematizar, a partir de um recorte temporal e histórico, as relações entre a divisão social do trabalho, de um lado, e as transformações técnicas, sócio-econômicas, políticas e ambientais no espaço, de outro. Parte-se do pressuposto que o espaço geográfico mais amplo, ao mesmo tempo que molda, é influenciado pelas relações sociais. Neste sentido, o eixo norteia um conjunto de discussões interdisciplinares sobre as interdependências entre a globalização, a reestruturação das escalas territoriais de poder (desde o local até o global), a compressão do espaço e do tempo, a homogeneização ou diferenciação do espaço pelo tempo e as transformações culturais. Neste eixo organiza-se a discussão sobre a produção e a apropriação da Ciência, da Tecnologia e da Inovação pela Sociedade. Parte-se do pressuposto que o processo de produção da Ciência, da Tecnologia e da Inovação não somente implica em transformações na divisão social do trabalho e na reprodução das forças sociais, mas está imbricado na própria dinâmica das forças sócio-econômicas, políticas e culturais da sociedade como um todo. Este eixo aglutina uma série de discussões interdisciplinares sobre a epistemologia das Ciências; os modelos de racionalidade científica; o problema da objetividade da Ciência; as implicações entre Filosofia da Ciência e História da Ciência; as relações entre Ciência, Tecnologia, Inovação, Ética e desenvolvimento sustentável; o papel do Mercado, do Estado e da Sociedade na criação de sistemas nacionais e locais de inovação; as relações entre política, poder e a apropriação desigual dos benefícios da Ciência, da Tecnologia e da Inovação; e, a globalização e a viabilidade de sistemas nacionais de Inovação.
  • Administração
  • Arquitetura
  • Ciências Econômicas
  • Comunicação
  • Direito
  • Negócios em geral
  • Pedagogia/Educação
  • Psicologia
  • Saúde (pesquisas em saúde social)
Humanidades – Epistemologia e Metodologia A construção epistemológica do conhecimento e o exercício da prática tecno-científica devem ser articulados no espectro de valores humanísticos e filosóficos, de forma que sua dinâmica e realização se configurem a partir do entendimento de que a ciência e a técnica não se apresentam apenas como meio ou dispositivo, mas, principalmente, como modo de inserção na realidade, de ação e interação do homem com o mundo.
  • Todos os cursos cujos temas das pesquisas tenham foco nas discussões teórico-metodológicas.
Humanidades – Estado, Sociedade e Mercado A quase totalidade das relações de poder é abarcada pelas esferas do Estado, Sociedade e Mercado. O que muda é a ênfase em cada um dos elementos que constituem esse tripé. Pode-se (a) elevar a capacidade de atuação do Estado; (b) transferir ou não atividades anteriormente sob o controle do Estado para o mercado por meio do setor privado; ou (c) trabalhar por intermédio de organismos oriundos da sociedade, denominados Organizações Não Governamentais (ONGs) ou Terceiro Setor. O peso de cada uma dessas opções reflete a preferência dos agentes pelo Estado, pelo Mercado ou pela Sociedade em suas diversas combinações nas políticas públicas e/ou econômicas. A questão primordial desse eixo é o estudo da dinâmica das relações entre o Estado, a Sociedade e o Mercado
  • Administração
  • Economia
  • Comunicação
  • Direito
  • Pedagogia
Humanidades – Ciência, Tecnologia e Informação Neste eixo organiza-se a discussão sobre a produção e a apropriação da Ciência, da Tecnologia e da Inovação pela Sociedade. Parte-se do pressuposto que o processo de produção da Ciência, da Tecnologia e da Inovação não somente implica em transformações na divisão social do trabalho e na reprodução das forças sociais, mas está imbricado na própria dinâmica das forças sócio-econômicas, políticas e culturais da sociedade como um todo. Este eixo aglutina uma série de discussões interdisciplinares sobre a epistemologia das Ciências; os modelos de racionalidade científica; o problema da objetividade da Ciência; as implicações entre Filosofia da Ciência e História da Ciência; as relações entre Ciência, Tecnologia, Inovação, Ética e desenvolvimento sustentável; o papel do Mercado, do Estado e da Sociedade na criação de sistemas nacionais e locais de inovação; as relações entre política, poder e a apropriação desigual dos benefícios da Ciência, da Tecnologia e da Inovação; e, a globalização e a viabilidade de sistemas nacionais de Inovação
  • Administração
  • Direito
  • Economia
  • Negócios em geral
  • Pedagogia/Educação
  • Saúde (pesquisas em saúde social)
  • Sistemas de Informação