Chamada e instruções (2022)

Quem pode se inscrever?

Estão convidados para inscrever seus trabalhos alunos de iniciação científica da UFABC, USCS e universidades convidadas que realizaram trabalhos de Iniciação Científica em 2021/2022 ou que participaram dos editais de Iniciação Científica de anos anteriores e que ainda não apresentaram seus trabalhos no Encontro de Iniciação Científica.

Como submeter/inscrever um trabalho?

As inscrições deverão ser realizadas pelo orientador até o dia 10 de outubro de 2022, em https://bit.ly/encontroic2022 (Plataforma CMT Microsoft).

Na submissão, deverá ser informado: o título do trabalho (o mesmo título do projeto de Iniciação Científica), o resumo do trabalho (até 9000 caracteres) a lista de autores (o primeiro nome deverá ser necessariamente o nome do aluno, seguido pelo nome do orientador e dos demais colaboradores; no caso de projetos desenvolvidos por grupos de estudantes, os nomes de todos os alunos devem vir antes do nome do orientador, coorientador e dos demais colaboradores da pesquisa) e o eixo temático.

Observações Em caso de alteração no título do trabalho informe enviando um e-mail para: iniciacao@ufabc.edu.br ou iniciacao.cientifica@online.uscs.edu.br, dependendo da instituição que você realiza o Programa.

VÍDEO PÔSTER OBRIGATÓRIO: Na inscrição, deverá ser submetido o link para o vídeo pôster (obrigatório), que deverá estar disponível (não-listado) na plataforma Youtube, contendo a apresentação do trabalho. Instruções para elaboração do Vídeo Pôster podem ser encontradas abaixo. Estas apresentações deverão ser realizadas pelo aluno. Junto com o vídeo pôster, deverá ser submetido o Termo de Cessão (obrigatório), cujos modelos estão disponíveis no site do evento. Este termo deverá ser preenchido e assinado pelo aluno ou seu responsável, quando menor de 18 anos. A não submissão do termo implicará no cancelamento da inscrição. Ele deve ser submetido no campo “Files”.

Atenção Você deverá submeter o vídeo pôster (o link para o vídeo no Youtube) já no processo de inscrição do trabalho.

APRESENTAÇÃO ORAL PRESENCIAL (OPCIONAL): No momento da inscrição, deverá ser indicado se o aluno deseja apresentar o trabalho oralmente, presencialmente, para apresentar e discutir sobre os resultados com os demais colegas e pesquisadores. A apresentação oral é opcional e será realizada apenas presencialmente, no período da tarde, na semana de realização do evento (em sala com data e horário a ser divulgado após as inscrições). Os alunos terão 10 minutos para apresentar o seu trabalho, com momento para tirar dúvidas e discutir os resultados de sua pesquisa e os demais trabalhos da mesma sessão de apresentações.

Atenção Para apresentar os trabalhos orais, será necessário anexar comprovante vacinal para COVID-19 (no campo “Files”). Somente poderão participar presencialmente pessoas que comprovem esquema vacinal completo, conforme normas da UFABC.

Atenção Todos que participarem da atividade presencial deverão seguir os protocolos de biossegurança da UFABC.

Observações A opção por apresentação oral não exclui a necessidade da submissão do vídeo pôster.
Haverá uma premiação, por meio de menções honrosas, para os melhores trabalhos do Encontro, mas somente serão considerados para a premiação os trabalhos apresentados oralmente (presencialmente).


Instruções para elaboração e gravação do vídeo pôster

Confira nosso Guia para gravação do vídeo pôster para o XI Encontro de Iniciação Científica.
(se quiser mais informações, acesse os tutoriais do NETEL/UFABC de como usar algumas das ferramentas audiovisuais e de gravação)


Modelos e arquivos para download

Modelo para apresentação no vídeo pôster: modelo para o Google Apresentações / arquivo .ODP (LibreOffice, OpenOffice e similares) / arquivo .PPTX (Microsoft Powerpoint).

Termo de cessão para menores de 18 anos: arquivo .DOCX (Microsoft Word) / arquivo .ODT (LibreOffice, OpenOffice e similares).

Termo de cessão para maiores de 18 anos: arquivo .DOCX (Microsoft Word) / arquivo .ODT (LibreOffice, OpenOffice e similares).


Eixos de trabalhos

Comunicação e Informação, Energia, Estrutura da Matéria, Humanidades – Ciência, Tecnologia e Informação, Humanidades – Epistemologia e Metodologia, Humanidades – Espaço, Cultura e Temporalidade, Humanidades – Estado, Sociedade e Mercado, Humanidades – Pensamento, Expressão e Significado, Processos de Transformação, Representação e Simulação.

Descrição dos eixos para o encontro:

EixoDescrição do Eixo UFABCÁrea / Cursos USCS
EnergiaRelaciona-se com a geração e a interação entre as várias formas de energia. Envolve os recursos naturais e as tecnologias para sua utilização; aborda os condicionantes e as consequências ambientais da relação entre a sociedade e a natureza.
  • Direito (Ambiental)
  • Engenharia
  • Meio ambiente (relacionado às energias)
Processos de TransformaçãoEste eixo aborda os diversos tipos de processos: auto controlados, como a própria vida e os processos biológicos; processos sem controle, ou controlados por ações exógenas; processos físicos, químicos e bioquímicos; coletivos, evolucionários, sociais e históricos..
  • Engenharia
  • Psicologia
  • Saúde em geral
Simulação e RepresentaçãoRelaciona-se à matemática pura e a lógica, aliada aos processos de simulação e modelagem, como as ferramentas mais poderosas inventadas pela humanidade para compreender e prever o comportamento do universo e de sistemas naturais e artificiais que constituem o mundo atual.
  • Ciências Econômicas
  • Computação
  • Engenharia
Comunicação e InformaçãoEste eixo comporta o mundo virtual e suas interfaces com o mundo material, envolvendo o suporte físico, o significado, o conteúdo, a natureza, a transmissão e o processamento da informação.
  • Aeronáutica
  • Comunicação
  • Engenharia
Estrutura da MatériaEste eixo visa a compreensão das características microscópicas da matéria, relacionando-as com suas propriedades macroscópicas. A constituição atomística e a visão quântica da matéria apresentam-se como avanços científicos que permitem explicar o universo e sua evolução, interligando áreas como a nanociência, a síntese de novos materiais até o estudo de estruturas interestelares.
  • Computação
  • Saúde
Humanidades – PENSAMENTO, EXPRESSÃO E SIGNIFICADOGrande parte das formas de interação entre o ser humano e o mundo concerne a conteúdos cognitivos que representam, no pensamento do primeiro, a realidade do segundo. A representação é o instrumento que permite ao ser que pensa atribuir um significado ao real. O pensamento, mesmo que seja para si próprio, exige que aquele que pensa traduza o pensado em um objeto de expressão. Os diversos modos de expressão constituem as diferentes linguagens através das quais se pretende expressar a realidade. O ser humano se manifesta, fundamentalmente, no pensamento. Não há como entender o pensamento sem examinar suas relações com a expressão nas suas diferentes linguagens e estas na diversidade de suas significações.
  • Comunicação
  • Pedagogia/Educação
  • Psicologia
  • Saúde (pesquisas em saúde social)
Humanidades – ESPAÇO, CULTURA E TEMPORALIDADE Este eixo objetiva problematizar, a partir de um recorte temporal e histórico, as relações entre a divisão social do trabalho, de um lado, e as transformações técnicas, sócio-econômicas, políticas e ambientais no espaço, de outro. Parte-se do pressuposto que o espaço geográfico mais amplo, ao mesmo tempo que molda, é influenciado pelas relações sociais. Neste sentido, o eixo norteia um conjunto de discussões interdisciplinares sobre as interdependências entre a globalização, a reestruturação das escalas territoriais de poder (desde o local até o global), a compressão do espaço e do tempo, a homogeneização ou diferenciação do espaço pelo tempo e as transformações culturais. Neste eixo organiza-se a discussão sobre a produção e a apropriação da Ciência, da Tecnologia e da Inovação pela Sociedade. Parte-se do pressuposto que o processo de produção da Ciência, da Tecnologia e da Inovação não somente implica em transformações na divisão social do trabalho e na reprodução das forças sociais, mas está imbricado na própria dinâmica das forças sócio-econômicas, políticas e culturais da sociedade como um todo. Este eixo aglutina uma série de discussões interdisciplinares sobre a epistemologia das Ciências; os modelos de racionalidade científica; o problema da objetividade da Ciência; as implicações entre Filosofia da Ciência e História da Ciência; as relações entre Ciência, Tecnologia, Inovação, Ética e desenvolvimento sustentável; o papel do Mercado, do Estado e da Sociedade na criação de sistemas nacionais e locais de inovação; as relações entre política, poder e a apropriação desigual dos benefícios da Ciência, da Tecnologia e da Inovação; e, a globalização e a viabilidade de sistemas nacionais de Inovação.
  • Administração
  • Arquitetura
  • Ciências Econômicas
  • Comunicação
  • Direito
  • Negócios em geral
  • Pedagogia/Educação
  • Psicologia
  • Saúde (pesquisas em saúde social)
Humanidades – EPISTEMOLOGIA E METODOLOGIA A construção epistemológica do conhecimento e o exercício da prática tecno-científica devem ser articulados no espectro de valores humanísticos e filosóficos, de forma que sua dinâmica e realização se configurem a partir do entendimento de que a ciência e a técnica não se apresentam apenas como meio ou dispositivo, mas, principalmente, como modo de inserção na realidade, de ação e interação do homem com o mundo.
  • Todos os cursos cujos temas das pesquisas tenham foco nas discussões teórico-metodológicas.
Humanidades – ESTADO, SOCIEDADE E MERCADO A quase totalidade das relações de poder é abarcada pelas esferas do Estado, Sociedade e Mercado. O que muda é a ênfase em cada um dos elementos que constituem esse tripé. Pode-se (a) elevar a capacidade de atuação do Estado; (b) transferir ou não atividades anteriormente sob o controle do Estado para o mercado por meio do setor privado; ou (c) trabalhar por intermédio de organismos oriundos da sociedade, denominados Organizações Não Governamentais (ONGs) ou Terceiro Setor. O peso de cada uma dessas opções reflete a preferência dos agentes pelo Estado, pelo Mercado ou pela Sociedade em suas diversas combinações nas políticas públicas e/ou econômicas. A questão primordial desse eixo é o estudo da dinâmica das relações entre o Estado, a Sociedade e o Mercado
  • Administração
  • Economia
  • Comunicação
  • Direito
  • Pedagogia
Humanidades – CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO Neste eixo organiza-se a discussão sobre a produção e a apropriação da Ciência, da Tecnologia e da Inovação pela Sociedade. Parte-se do pressuposto que o processo de produção da Ciência, da Tecnologia e da Inovação não somente implica em transformações na divisão social do trabalho e na reprodução das forças sociais, mas está imbricado na própria dinâmica das forças sócio-econômicas, políticas e culturais da sociedade como um todo. Este eixo aglutina uma série de discussões interdisciplinares sobre a epistemologia das Ciências; os modelos de racionalidade científica; o problema da objetividade da Ciência; as implicações entre Filosofia da Ciência e História da Ciência; as relações entre Ciência, Tecnologia, Inovação, Ética e desenvolvimento sustentável; o papel do Mercado, do Estado e da Sociedade na criação de sistemas nacionais e locais de inovação; as relações entre política, poder e a apropriação desigual dos benefícios da Ciência, da Tecnologia e da Inovação; e, a globalização e a viabilidade de sistemas nacionais de Inovação
  • Administração
  • Direito
  • Economia
  • Negócios em geral
  • Pedagogia/Educação
  • Saúde (pesquisas em saúde social)
  • Sistemas de Informação